A SINTAXE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A NECESSIDADE DE UMA REANÁLISE
À LUZ DA LINGÜÍSTICA MODERNA

Tadeu Luciano Siqueira Andrade (UNEB)

EMENTA: Discute o ensino da sintaxe, inserindo-a no plano lingüístico-conceitual do texto em sintonia com os parâmetros da Lingüística Moderna.

JUSTIFICATIVA: A sintaxe, nas aulas de Língua Portuguesa, na concepção tradicional, consiste na análise e segmentação das orações. Isso propicia uma certa aversão às famosas aulas de sintaxe, pois a análise parte de orações soltas para dissecar os seus constituintes.

É necessário que o ensino da sintaxe seja visto numa perspectiva sociolingüística para que o aluno aprenda a língua, usando-a em situações concretas.

Dessa forma, este minicurso propicia aos participantes uma reflexão acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o trabalho do professor nas aulas de Língua Portuguesa e, conseqüentemente, traçar novas abordagens para o ensino da sintaxe a partir das relações morfossintáticas na organização do pensamento concretizadas no texto, oral ou escrito.

OBJETIVOS: Discutir a sintaxe tradicional à luz dos pressupostos da Lingüística Moderna;

Analisar os paradigmas da sintaxe não como norma, mas como a coluna vertebral da língua;

Reconhecer a sintaxe como responsável pela coesão e coerência textuais no plano lingüístico conceitual;

Propor um ensino de sintaxe em sintonia com os avanços da Lingüística Moderna.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 - Ensino da Sintaxe: Por que e para quê?

2 - A sintaxe e o texto: a) A coesão e a coerência; b) O plano lingüístico-conceitual;

3 - O Estudo das orações: a) Coordenada ou subordinada? b) Principal e subordinada. Por que separá-las?

4 - Os conectivos: Responsáveis pelas relações sintático-semânticas;

5 - As orações circunstanciais: Uma nova análise.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos