A TRAIÇÃO FEMININA EM EÇA DE QUEIRÓS

Adélia de Avelar Beltrame (UNILESTE)
Ângela Patrícia Chaves Haussmam
(UNILESTE)

Considerado por muitos críticos como um dos melhores romances de Eça de Queirós, O Primo Basílio não é valorizado apenas pela análise da burguesia urbana e pela adesão do autor às convenções do Realismo: como todo grande escritor, Eça sempre esteve acima de qualquer convencionalismo estético e conseguiu aliar o melhor da época à sua imaginação.

O livro é um drama que delimita a estrutura dos capítulos, com a estrutura narrativa do romance, descrevendo a estrutura da sociedade daquela época, em um certo momento da realidade portuguesa. O romance é definido também, como uma tentativa de uma macro-paisagem social, com a narração do caso de adultério que termina em tragédia.

A “Traição Feminina” no romance, é um tema que causou muita polêmica na época, e até hoje causa discussão entre a sociedade, os hábitos que usa ao mostrar a figura feminina. O escritor debate o tema que na época era proibido com muita naturalidade, conseguindo chamar a atenção de toda a sociedade daquela época. Ao descrever o papel da mulher, Eça fala com todo o rigor, pois o escritos tinha a esperança, ao escrever seus textos, de mudar o pensamento e os hábitos da sociedade lisboeta.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos