Adivinhas de Pedro e Inês
uma rosácea pós-moderna

Tatiana Alves Soares (UNESA/ UniverCidade)

Adivinhas de Pedro e Inês, romance de Agustina Bessa-Luís, realiza uma releitura de um dos mais célebres mitos do imaginário português: a história de Inês de Castro. Sacralizada e mitificada pelo inconsciente coletivo português, a relação amorosa de Inês e Pedro constitui um dos mitologemas da cultura portuguesa, ligada, segundo o filósofo Gilbert Durand, à nostalgia do impossível.

A partir da análise da ficção contemporânea como revisão dos valores canonizados, nossa leitura aponta a destituição dos paradigmas que caracteriza a narrativa pós-moderna. Acreditando que a releitura realizada pelo romance reflete uma proposta de redimensionamento dos cânones, o presente estudo pensa essa proposta à luz de elementos como a crítica à História Oficial, o amor-paixão e a transgressão, numa reflexão acerca do binômio História/Ficção no discurso contemporâneo.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos