ADVÉRBIOS MODALIZADORES EM -MENTE
uma trajetória de expressividade e discursivização

Victoria Wilson (UERJ)

A pesquisa faz parte do projeto integrado que estuda o fenômeno da ordenação dos advérbios na cláusula. No caso específico dos advérbios modalizadores em -mente, foco dessa pesquisa, estudar o fenômeno da ordenação implica não somente verificar as questões sintáticas ao nível gramatical, da sentença propriamente dita, mas também as questões de natureza pragmática: o advérbio modalizador não incide mais sobre um constituinte específico, mas sobre toda a cláusula, modificando, então, sua função na mesma.

Observar a trajetória desse advérbio e o fenômeno de gramaticalização/discursivização é relevante para se entender a mudança de função e escopo desse advérbio - que, referindo-se a domínios de ordem interna e discursiva e não somente a domínios referentes ao mundo sócio-físico, permite revelar os processos de expressividade e subjetivação que se manifestam na gramática e no discurso.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos