ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
A RESPEITO DA COMPLEXIDADE DA LEITURA
E DA ESCRITA NA SALA DE AULA

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais (UERJ e UNICAMP)

O que é ler? O que é escrever?

As respostas dadas há tempos a essas perguntas, respostas que giram em torno da descrição simplificadora do fenômeno da leitura e da escrita, não mais nos satisfazem. A busca por respostas mais complexas tem provocado a construção de novos modelos explicativos, nos convidando a realizar reflexões mais profundas, menos unidimensional. A necessidade de compreender a leitura e a escrita de forma complexa tem nos feito não mais aceitar como hegemônico o pensamento reducionista pois este mutila e desfigura a escola, os alunos e as práticas pedagógicas ligadas ao ensino da língua.

Buscar entender a apropriação da leitura e da escrita como movimento de auto-eco-organização, é um desafio que me proponho nesta apresentação, acompanhada de Edgar Morin, pensador francês em evidência atualmente. Os novos paradigmas que surgem nas ciências físicas, parecem trazer novas possibilidades de reflexão sobre as ciências humanas e, em especial, para o ensino.

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