Análise de textos em língua materna
numa visão enunciativa

Elizeu Xavier de Carvalho (UERJ e FAETEC)
elidecar@terra.com.br

Nossa pesquisa analisa discursivamente textos de programas de governo dos dois principais candidatos à presidência da república nas eleições 2002, José Serra e Luiz Inácio Lula da Silva. A idéia para o trabalho surgiu a partir de uma reportagem lida na internet no site da Folha de São Paulo acerca das propostas de governo dos candidatos à presidência. A reportagem mostrava que, diante de trechos escritos dos programas de governo divulgados pela mídia, os eleitores e os próprios integrantes das campanhas eleitorais tinham dificuldades em associar uma proposta de governo ao seu respectivo candidato. De acordo com a Folha, tal dificuldade se devia ao fato dos programas de governo dos presidenciáveis, com apoio do marketing, apresentarem a mesma maquiagem, buscando o mesmo efeito nos leitores/eleitores. A reportagem em questão reforçava a voz corrente que não havia, por ocasião daquela campanha eleitoral, diferenças entre os discursos de ambos. Procuramos fazer uma análise dos textos dos programas de governo dos dois presidenciáveis citados baseado nos estudos enunciativos, com vistas a confirmar ou não a veracidade do que a Folha afirmava sobre seus os discursos. Escolhemos as categorias de análise da Análise do Discurso por considerá-las capazes de lançar luz sobre a polêmica em questão, ao mesmo tempo em que nos ajudam a esclarecer relevantes questões de linguagem. Acreditamos que propostas como a nossa possam contribuir para o ensino-aprendizagem de língua materna. Desta forma, para esta comunicação, apresentaremos algumas atividades que podem ser realizadas com alunos do Ensino Médio, com base nos estudos enunciativos.

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