Análise do conteúdo e análise do discurso
questões metodológicas

Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues (UERJ)
brunodeusdara1@zipmail.com.br

Décio Rocha
(UERJ)

rochadm@uol.com.br

O presente trabalho se propõe a contextualizar, no quadro dos estudos da linguagem, a perspectiva pragmático-enunciativa da análise do discurso. Muitos dos textos introdutórios desta perspectiva teórica a situam, nos anos 60, em um movimento de contraposição às práticas então vigentes da chamada análise de conteúdo. A proposta de nosso estudo é, portanto, traçar um resgate que possa permitir avaliar que desafios a análise do discurso se coloca num contraponto às “deficiências” identificadas. Apresentamos aqui um enfoque incidindo sobre a abordagem metodológica, levando em consideração sobretudo os aspectos da análise de conteúdo mais relevantes para a construção de uma perspectiva discursiva. Neste sentido, realizamos um levantamento das principais referências bibliográficas de ambos os quadros teóricos, recorrendo para tal a Bardin (1995) e Maingueneau (2001). Procedemos a análises sistemáticas, que já contam com algumas síntese produzidas, recolocando a produtividade dos resultados obtidos em função dos objetivos que pretendemos alcançar com a pesquisa, a saber, recuperar as principais insuficiências de uma análise de textos centrada na perspectiva conteudística e avaliar de que modo uma abordagem discursiva vem preencher as referidas insuficiências, inaugurando a possibilidade de novas problematizações no campo dos estudos das práticas linguageiras.

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