AULAS DE ITALIANO E DE OUTRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA A ‘MELHOR IDADE’

Maria Franca Zuccarello (UERJ)

Entre os mais de 100 cursos oferecidos pela UnATI/UERJ, destacam-se os cursos de Línguas Estrangeiras: italiano, espanhol, alemão, inglês e francês, cursos que na sua totalidade envolvem uma média de 450 alunos. É esta uma realidade que os alunos da 3ª idade vivem com o entusiasmo de adolescentes, aproveitando uma das coisas mais bonitas que a vida oferece: a arte de aprender ou de reaprender.

O que leva estes alunos a quererem aprender ou reaprender uma ou mais línguas estrangeiras? No processo de ensino/aprendizagem destas línguas o que mais os atrai é a didática, pois nossas aulas são ministradas através de canções, poesias, slides, filmes e jogos. Implementamos esse tipo de especial de didática visando a manter a curiosidade e o interesse de nossos alunos, pois eles são especiais, assim como é especial a atenção que nós Professores e nossos Bolsistas de Iniciação à Docência lhes dedicamos.

E quais os pré-requisitos que os nossos ‘jovens alunos’ devem ter? Pedimos apenas que sejam alfabetizados na língua materna, de forma que ao lado de escritores, poetas, pintores, etc. podemos encontrar quem é somente ‘vovó’ e ‘vovô’, pois o que é importante, nestes nossos contatos, é a troca de ensinamentos, porque todos eles - durante séculos ‘esquecidos’ pela sociedade - podem nos ensinar algo que nem as Universidades nem os livros ensinam, isto é, aprender a viver, assim como eles estão vivendo: falando, cantando e brincando em italiano, espanhol, alemão, inglês e francês.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos