Cenografia discursiva e ensino de leitura
outro modo de enfrentar o texto escrito

Beatriz Gradaílle (UERJ)
beatrizgalega@hotmail.com

Esta comunicação tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de trabalhar com a compreensão leitora nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE), a partir de pressupostos teóricos advindos da Análise do discurso (AD) de base enunciativa. Para tal, consideramos a inscrição subjetiva da relação enunciador / enunciação / co-enunciador (Maingueneau, 1996), assim como o fato de caber ao professor a função de ser o mediador entre o coletivo de leitores-aprendizes e o texto estudado (Daher & Sant’Anna, 2001). Desta forma, pretendemos discutir a relevância dos conceitos de cena enunciativa, cenografia discursiva (Maingueneau, 2001) e gênero do discurso (Bakhtin, 1979), e, a partir de sua consideração, pensar atividades didáticas que garantam a compreensão do processo de leitura como um processo de enunciação. A proposta será organizada a partir da análise de textos de caráter informativo, acompanhados de perguntas que favoreçam o olhar crítico dos alunos acerca dos diversos aspectos discursivos comentados.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos