COMPARAÇÃO SEMIÓTICA
ENTRE O CINEMA E A LITERATURA

Luciana Lima Alves da S. Garrit

Este trabalho monográfico é uma análise comparativa entre dois tipos de linguagem: O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis e o filme dirigido por André Klotzel. Essas foram as obras utilizadas como objeto de estudo para o desenvolvimento deste trabalho.Os textos escritos são exemplos de signos expressos na linguagem verbal, ou seja, de forma escrita, linear, como se pode perceber ao ler o livro Memória Póstumas de Brás Cubas.

Já no cinema, ao assistir ao filme baseado na obra, além da utilização da linguagem verbal observada na fala das personagens, é possível perceber a presença de linguagem não verbal, signos que são apresentados em forma de imagens e sons, perceptíveis aos sentidos do ser humano.

Uma única história poderá proporcionar diferentes interpretações, em função do meio em que será veiculada. Esta variedade de significados será possível devido aos signos apresentados, às vezes análogos, por outras vezes distintos ao confronto entre o livro e o filme.

O homem é integrante da sociedade e faz parte desta porque se relaciona por intermédio da fala, que é o resultado de seu raciocínio. Este homem se comunica porque primeiramente entende a língua que usa e em seguida compreende e se expressa por linguagens convencionais internalizadas ao longo de sua existência. Esta linguagem pode ser falada, escrita ou pode ser entendida através de gestos, sons e imagens.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos