CONSTRUÇÕES DE TÓPICO
NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
A FALA POPULAR

Sérgio Leitão Vasco (PG-UFRJ)

As construções de tópico marcado (CTs) são estruturas sintáticas de observação corrente na língua falada. Embora não sejam estruturas novas, tais construções foram reconhecidas como tal e passaram a ser objeto de interesse da lingüística apenas nas últimas décadas (cf. Li & Thompson, 1976). Em língua portuguesa, o importante trabalho produzido por Pontes (1987) abriu caminho para diversos outros, tanto teóricos quanto empíricos, que se fazem relevantes, pois as CTs, embora sejam comuns no português do Brasil, são apenas tratadas pela gramática tradicional como recursos de estilo ou vícios de linguagem.

Dentre os diversos tipos de CTs que podem ser identificados, este trabalho tem por objetivo a análise das estruturas sintáticas que apresentam “deslocamento à esquerda” de sujeito e de objeto direto e “topicalização” de objeto direto na fala popular brasileira. Nesse intuito, são estudadas transcrições de entrevistas gravadas pelo projeto PEUL (UFRJ) realizadas com falantes com níveis de escolaridade elementar e médio, procurando-se identificar as diferentes formas de ocorrência dessas construções na oralidade não-culta e investigando-se que fatores se revelam importantes para o favorecimento das estruturas encontradas. Será realizada também comparação entre os resultados observados nesta pesquisa e os percentuais referentes à fala brasileira culta apresentados em Vasco (1999) para observar se as tendências reconhecidas naquele trabalho se constatam igualmente na oralidade de indivíduos com menor índice de escolaridade.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos