CONTRIBUIÇÕES DA IMPRENSA ALTERNATIVA
AO ENSINO DE LINGUAGEM

Terezinha Bittencourt (UFF)

A imprensa alternativa, desde seu nascimento no século passado, tem funcionado como instrumento de reflexão e crítica do status quo. Sempre voltada para o propósito de construir um jornalismo combativo, livre das cadeias impostas pelo poder econômico, contrapondo-se, desta forma, à chamada “grande imprensa”, agregou, sobretudo nos anos sessenta e setenta, profissionais de excelente nível, possibilitando, assim, a constituição de um jornalismo independente e criativo.

Neste trabalho, pretende-se mostrar as contribuições que essa modalidade jornalística especial pode oferecer, em sala-de-aula, para ampliar a competência textual do aluno nos três planos do saber lingüístico: universal, histórico e individual. Para tanto, analisar-se-ão alguns exemplares do jornal O Pasquim21, à luz das idéias do lingüista romeno Eugenio Coseriu, acerca dos saberes integrantes da atividade verbal.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos