ESSA TAL DE RITA LEE

Marcos Xavier Borba (UERJ)

Por tradição, os estudiosos da língua preferem explorar a linguagem de consagrados escritores da literatura. Poucos se aventuram a se debruçar sobre textos de compositores da chamada Música Popular Brasileira.

Possivelmente, por preconceito acadêmico, oriundo de remanescente visão elitista, autores de letras-poéticas de criatividade flagrante permanecem `a margem dos trabalhos de pesquisa.

A convicção de que a exploração das potencialidades expressivas da língua não é exclusiva da literatura, levou-me à leitura mais aprofundada da obra de Rita Lee.(tema da minha dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa apresentada na UERJ em 2002)

O trabalho de garimpagem com as palavras desvenda uma poetisa instrumentalizada com todos os recursos (morfossintáticos, semânticos e estilísticos) para retirar dos signos verbais deslumbrantes imagens que nos encantam pelo inusitado aliado à aparente simplicidade.

Esta apresentação objetiva demonstrar a criatividade transbordante da autora. Para tal, proponho a análise de uma letra-poética de Rita Lee, de burilada expressividade. Trata-se de “Coisas de Casal”.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos