ESTRUTURAS BÁSICAS DA LÍNGUA BASCA

Alfredo Maceira Rodríguez (UCB)

O basco ou eusquera é uma língua isolada, falada numa região situada em vários territórios contínuos na parte dos Pirineus Ocidentais, estendendo-se parte pelo território da Espanha e parte pelo da França. A comunidade de fala basca (Euskal Herria), não corresponde exatamente às divisões políticas espanholas e francesas. A maior concentração de esuskaldun (falantes do basco) encontra-se no País Basco, comunidade autônoma do Estado espanhol, e com menos densidade em Navarra e no País Basco francês.

É uma língua muito antiga da qual até agora não se conseguiu descobrir a origem. Não é indo-européia nem se tem provado qualquer relação com outra língua ou família lingüística. É uma língua de estrutura aglutinante, embora admita algumas flexões.

O basco possui muitos casos, mas os principais são o absolutivo, o ergativo e o dativo.

O basco tradicionalmente é formado por uma reunião de dialetos, alguns muito diferentes entre si, mas, modernamente, criou-se uma espécie de coiné, conhecida como Euskara Batua, que é a modalidade mais usada na escola e na mídia.

Neste minicurso pretendemos apresentar a situação histórico-geográfica da língua e suas estruturas básicas: casos, organização sintática, aspectos lexicais, vocabulário mais usado, etc. Apresentaremos mapas e tabelas para auxiliar na compreensão geográfica e lingüística.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos