FORMALISMO E REBUSCAMENTO
NO GÊNERO “EDITORIAL”

Denise Maria R. de Santana (UFF)

Nesta pesquisa propomo-nos a avaliar o entendimento, por alunos do 3º grau, do que constituiria um vocábulo (de cunho substantivo) que se aproxime do padrão (+) culto, utilizado em texto escrito. Partimos, assim, do pressuposto de que esses alunos já teriam - pela influência de cultura adquirida no ambiente de Ensino Superior - arregimentado determinadas noções ligadas à produção escrita em provas, monografias, resumos, leituras etc. Consideraremos, portanto, a seleção de vocábulos por eles realizada na leitura de textos jornalísticos do gênero editorial. Procuraremos identificar, na seleção vocabular feita pelos universitários, o que essa clientela acredita ser (1) um vocábulo requerido pelo gênero textual em questão (editorial), i.e., que privilegie a norma culta do idioma; (2) considerado “rebuscado” até para o texto editorial e (3) julgado como “impróprio” para estar sendo veiculado em um editorial. A pesquisa se quer, então, um aferidor da maturidade e do domínio, por parte do aluno, do padrão formal real (rechaçados em 2 e 3, respectivamente). Nesse processo de análise estariam envolvidos, principalmente 1) o vocabulário ativo; 2) a compreensão textual e 3) o ideal culto internalizado pelo aluno. Infelizmente, a tarefa de investigação de níveis lexicais(do menos ao mais formal) não se mostra dentre as mais fáceis a serem realizadas, já que o léxico associa sua dinâmica à atividade social. Além disso “...a geração do léxico se processou e se processa através de atos sucessivos de cognição da realidade e de categorização da experiência, cristalizada em signos lingüísticos: as palavras.” (BIDERMAN,1987:81).

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos