GÊNEROS DISCURSIVOS: UMA ALTERNATIVA
PARA O TRABALHO COM A PRODUÇÃO TEXTUAL

Maria do Carmo Marinho Bastos (UBM)

Este trabalho teve como objetivo geral: desenvolver, com os acadêmicos do 7º e 8º períodos do Curso de Letras - UBM - 2002 , uma pesquisa, partindo dos pressupostos teóricos ditados pela Lingüística Aplicada e pelos PCN, enfocando a formação do professor, para um trabalho voltado à produção textual escrita, apoiado nos gêneros discursivos. Partiu-se da hipótese de que era possível, a partir de uma seqüência de atividades, preparar os acadêmicos para que, em sua atuação profissional, desenvolvam um trabalho voltado à produção textual escrita. A pesquisa foi organizada de acordo com quatro procedimentos. Inicialmente, realizou-se um diagnóstico em que os acadêmicos responderam a seis perguntas de pesquisa apresentando sugestões sobre como trabalhar com produção textual, a partir de suas experiências de vida e dos conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação. Posteriormente, estabeleceu-se um roteiro de temas para estudo, contendo dez textos. Continuando a pesquisa, realizou-se um segundo diagnóstico. Para isso, os acadêmicos responderam a perguntas de pesquisa relacionadas a um trabalho voltado à produção textual. Integrando, também, este diagnóstico, os acadêmicos realizaram três exercícios voltados para o trabalho com a produção textual escrita a partir dos conhecimentos adquiridos. Posteriormente, escolheram, para estudo, dois gêneros discursivos (poesia e charge). Em decorrência disso, elaboraram dois Projetos Pedagógicos para o ensino de produção textual escrita. Essa Pesquisa de Intervenção trouxe para os acadêmicos significativas contribuições referentes ao ensino e aprendizagem da produção textual escrita a partir de gêneros discursivos. O resultado final mostrou a importância da percepção desses sujeitos sobre a diferença entre o tradicional ensino de redação e as propostas inovadoras ditadas pela Lingüística Aplicada e pelos PCN relacionadas à produção textual escrita.

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