GLADSTONE CHAVES DE MELO

Elvo Clemente (PUC-RS)

A conferência abrange as quatro faces de Gladstone Chaves de Mello:

O homem - Sua procedência de Campanha (MG), gente simples, pacata e tenaz em seus empreendimentos. Caráter definido e cristão devotado aos princípios do Evangelho de Jesus Cristo.

O Mestre - Desde cedo despertou sua vocação ao magistério, talvez, desde os primeiros contactos com o jovem jesuíta Augusto Magne.

Professor de Ginásio e de Cursos Superiores.

O crítico literário - O amor à leitura levou-o desde cedo à crítica literária. O seu conhecimento da Língua Portuguesa preparou-lhe o espírito para a avaliação dos textos literários.

O filólogo - Junto com o amigo Serafim da Silva Neto palmilhou os caminhos da Filologia que lhe abriram os segredos da Língua Portuguesa, nos aspectos arcaicos, medievais e modernos. O domínio da Filologia lhe permitiu ser excelente mestre e crítico literário.

Gladstone Chaves de Melo é exemplar figura de estudioso e do apóstolo da Verdade pela transmissão de seus ensinamentos na cátedra universitária, privilegiando o estudo e ensino da Língua Portuguesa pela Filologia.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos