GLADSTONE CHAVES DE MELO
E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Manoel Pinto Ribeiro (UERJ, SUAM e ABF)

Na Miscelânea em homenagem ao Prof. Dr. Gladstone Chaves de Melo, tem-se uma visão completa da grandeza de um “saber multifacetado e do amor ao idioma, além do intransigente compromisso com o dever e do carinho à família, aos amigos e aos alunos”.

Publicou onze livros, a saber: A língua do Brasil, Alencar e a “língua brasileira”, Dicionários portugueses, A língua e o estilo de Rui Barbosa, Gladstone Chaves de Melo e Serafim da Silva Neto, conceito e método da filologia, Iniciação à filologia e à lingüística portuguesa, Novo manual de análise sintática, Gramática fundamental da língua portuguesa, Ensaio de estilística da língua portuguesa, Os “brasileirismos” de Frei Luís de Sousa, A excelência vernácula de Gonçalves Dias. Escreveu, ainda, centenas de artigos sobre aspectos gerais de nossa língua.

Com os estudos modernos de lingüística textual e de lingüística do discurso, julgamos que A língua do Brasil / Alencar e a "língua brasileira" / Iniciação à filologia e à lingüística portuguesa constituem três das mais notáveis obras de um entusiasta pela pesquisa da língua portuguesa em sua plenitude.

Verificaremos que esses trabalhos demonstram a ampla visão lingüística e filológica do insigne mestre, com muitas passagens que revelam a variação lingüística no Brasil e, principalmente, as diferenças lingüísticas e de estilo entre o português do Brasil e o de Portugal.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos