INTRODUÇÃO ÀS LÍNGUAS GERMÂNICAS
Panorama Sociolingüístico e Filológico
das Principais Línguas Germânicas Modernas

Rafael Lanzetti (UFRJ)

1.748.000.000 de pessoas no mundo falam línguas germânicas, como primeira ou segunda língua ou como língua estrangeira. Um a cada quatro habitantes deste planeta comunica-se por meio dos sistemas lingüísticos originários dos povos “bárbaros” indo-europeus que dominaram boa parte da Europa setentrional e cujos descendentes espalharam, pelo mundo inteiro, colônias de povoamento e exploração.

O objetivo deste trabalho, preparado para ser apresentado como minicurso, é mostrar aos participantes um breve panorama sincrônico das principais línguas vernáculas germânicas modernas, a saber: inglês, alemão, suíço-alemão (Schwiizerdüütsch), holandês e sueco. As demais línguas germânicas serão, no entanto, devidamente citadas quando se fizer necessário.

A princípio serão enfocados aspectos sociolingüísticos referentes às línguas supracitadas, como: número de falantes de cada uma das línguas em questão, onde elas são faladas, por que etnias e classes sociais, o que se pode esperar do futuro dessas línguas e sua influência no mundo, principalmente ocidental.

Em uma segunda etapa serão elencadas características filológicas - no que serão relacionadas, brevemente, semelhanças e diferenças entre particularidades morfológicas, sintáticas e lexicais das línguas germânicas.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos