LEITURA DA LEITURA DESENVOLVIDA NA ESCOLA

Luciana Borges Alves-Pinto (UFU)
Sílvio Ribeiro da Silva
(UNESP)
Vânia Carmem Lima
(UNICAMP)

Esta mesa redonda abordará a leitura em três enfoques, uma vez que se trata de uma área extremamente transdisciplinar.

Nesse sentido, a Análise do Discurso que permeia todas as áreas do conhecimento traz sua contribuição no que se refere à abordagem dos sujeitos no texto fazendo emergir a pluralidade de vozes (polifonia) e as suas posições no discurso; as formações discursivas que geram diferentes sentidos; a paráfrase e a polissemia sob as quais se assenta a linguagem e as falhas e lacunas no texto que serão preenchidas pela construção do leitor.

Em relação à Lingüística Aplicada, será feita uma abordagem no sentido de trazer à tona a contribuição desta área para o ensino/aprendizagem de leitura, mostrando, inicialmente, tópicos de Concepções de Linguagem e Concepções de Texto. Além disso, buscar-se-à mostrar como a L.A. auxilia o trabalho com a leitura e interpretação de textos através de resultados obtidos na pesquisa de mestrado de um dos proponentes.

No que se refere à Lingüística Textual, acredita-se que a argumentação seja um dos pontos mais dinâmicos e cruciais do trabalho com a leitura por permitir a formação de um leitor crítico e capaz de ler o que está explícito e implicitamente no texto e estabelecer relações entre a leitura atual e as anteriores.

Desse modo, percebe-se, conforme a Profa. Regina Pagliuchi (PUC/SP), que a leitura é uma interação de conhecimentos não podendo se limitar à literariedade do texto.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos