Leituras do cotidiano
marcas lingüístico-discursivas
de manchetes, charges e propagandas

Lucia Helena Lopes de Matos (UERJ)
lhlmatos@bol.com.br

Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no Mestrado em Letras, na UERJ, cujo objetivo foi o de refletir sobre a metáfora conceitual e a intertextualidade como estratégias para entender o mundo. Com base no pressuposto de que um ato comunicativo só é eficiente se entre os parceiros do jogo discursivo se estabelece cumplicidade com o outro, visando à adesão ao dito, analisam-se os modos como o enunciador organiza seu discurso em diferentes gêneros textuais que estarão a serviço da sedução para persuadir o outro. Desvelar esta encenação e identificar as marcas enunciativas presentes em textos da mídia impressa, como manchetes jornalísticas, charges e publicidades, é possibilitar ao aluno atuar no contexto sócio-histórico-cultural em que se encontra inserido. É também através da leitura eficiente de textos do cotidiano que o leitor vai se habilitando a perceber os implícitos, os pressupostos e a polifonia discursiva na revelação de uma escrita multissêmica.

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