LÉSBIA: A INSPIRAÇÃO ROMÂNTICA DE CATULO

Ivone Rebello

A fonte de inspiração do grande poeta foi a famosa Lésbia, provável pseudônimo de Clódia, irmã de Publius Clodius Pulcher, mulher do cônsul do ano 60 Metelus Celer.As ligações amorosas do poeta com Lésbia constituem o tema central de muitas de suas poesias. Ao falar do seu amor por Lésbia, utiliza uma linguagem metaforizada. O poeta trava uma guerra consigo, dizendo que é "difícil abandonar subitamente um longo amor" ("Difficile est longum subito deponere amorem"). No entanto, em seus versos amorosos, também ataca os amantes de Lésbia e a vida dissoluta em que caíra a mulher amada.

Foi o poeta latino que, com mais sinceridade e verdade, expressou o sentimento amoroso, com uma linguagem extremamente plástica. Suas composições receberam grande influência de Arquíloco e Safo.

Catulo foi um grande poeta do seu tempo e nas suas poesias pôde expressar o seu sentimento amoroso, trabalhando com grande habilidade os seus versos, segundo as tendências dos alexandrinos.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos