Léxico e Significação
análises sistêmicas
e análises textual
ódiscursivas

Jeni S. Turazza (PUCSP)

Este trabalho situa-se no campo da Lexicologia e está delimitado ao estudo da antonímia: designação que remete o estudioso da linguagem ao domínio dos processos de classificação das significações, pelos quais se postula a existência de “sentidos contrários e/ou contraditórios”. Tais sentidos têm sido tratados por duas perspectivas fundadas nos quadros teóricoómetodológicos da designada “Lingüística da Língua” e da designada “Lingüística Textual”: duas abordagens pelas quais se diferenciam investigações voltadas para a construção de fundamentos que possibilitam compreender o léxico de uma língua na sua dimensão de sistema, concebido em si e por si, e na dimensão do uso efetivo desse sistema por falantes reais e não ideais. Nessa acepção, o objetivo a que se propõe é a diferenciação dessas duas abordagens, o que implica discutir os significados dos conteúdos das unidades lexicais como formas de organização dos conhecimentos, estruturados e articulados por categorias lexicalmente designadas e o seus respectivos usos como estratégias lingüísticas, de forma situada, ou seja, em contextos sócioóculturais dos quais emergem contingências inerentes a modelos de ações interativas que qualificam a comunicação humana. Postula-se, para tanto, que as categorias semânticas funcionam como estratégias que, se por um lado, facultam compreender a organização dos conhecimentos antropoó sócioóculturais e ideológicos, por outro lado, elas possibilitam falar sobre nós mesmos e sobre todas as coisas no mundo. Há, portanto, um aspecto pragmático do uso de categorias que ultrapassa o espaço do meramente semântico, possibilitando a transformação de significados das unidades lexicais em sentidos. Nessa acepção, os resultados já obtidos possibilitam considerar que as relações classificadas de antonímia, quando focalizadas pela perspectiva da língua em uso (espaço de produção de sentidos), diferem da focalização dada pela perspectiva que busca apenas tratar da organização desses conhecimentos, lexicalmente designados por formas isoladas que podem se opor entre si (sistema). Assim, contrário e contraditório são discutidos de conformidade com o contexto interacional que, analisado por relações dialógicas, tanto se remetem a posições dos interlocutores, quanto aos processos de ressemantização de velhos significados, pelos quais essas relações significativas podem assumir sentidos que se explicam pela parassinonímia.

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