Língua Akwe-xerente
Parâmetros de categorização
das molduras comunicativas

Jayme Célio Furtado dos Santos (UNESA)

Este trabalho desenvolve, com base na perspectiva sócio-cognitiva, uma análise do fenômeno da linguagem expresso na nominação da comunidade indígena akwe-xerente.

O enquadre teórico recortado nesse trabalho conjuga reflexões cognitivistas da significação com o olhar de diversificadas áreas de investigação - como a sociologia da linguagem, a sociolingüística interacional e a antropologia lingüística dentre outras.Tal prisma teórico, devido a sua perspectiva interdisciplinar, oportuniza nesse trabalho investigar o fenômeno da linguagem ‘dasipê’ em sua dimensão lingüística, cultural, cognitiva e interativa.

Os resultados alcançados nos permitem afirmar que o nome xerente evoca experiências que perpassam o objeto de estudo de qualquer lingüística do significante, e nos remetem a constatação de um sistema de valores ontológicos, étnicos, categoriais que se projeta figurativamente não apenas na experiência vivenciada pelo indígena detentor deste nome, mas na própria estruturação da auto-identidade étnica e da coesão grupal.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos