Linguagem e História: a manipulação do passado através da palavra em 1984, George Orwell

Anderson Soares Gomes (UERJ)

O objetivo deste trabalho é mostrar como os conceitos de linguagem e história muitas vezes trabalham juntos no sentido de manipular informações de um passado histórico no romance 1984, de George Orwell..

Nessa obra, Orwell escreve sobre um futuro distópico, que apresenta perspectivas relacionadas a práticas sociais e políticas problemáticas, tendo a “desfamiliarização” com uma de suas principais marcas. Nesse mundo magnificamente descrito por Orwell, a maioria dos seres humanos não tem direito ao livre arbítrio nem de se expressar construindo um pensamento próprio. No entanto, um dos instrumentos mais poderosos na anulação da capacidade de raciocínio humano é a manipulação de fatos históricos, que se dá principalmente pela linguagem.

A criação de uma nova forma de comunicação, “Novilíngua” (Newspeak), contribui para a subversão da história em 1984. Nessa nova língua, o processo de formação acontece basicamente através da justaposição de diferentes prefixos e sufixos a um reduzido número de radicais, o que funciona como um dos traços marcantes da limitação ao raciocínio lingüístico na construção da linguagem nessa narrativa de George Orwell.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos