LINGÜÍSTICA TEXTUAL: COESÃO
DA TEORIA PRÁTICA PARA A PRÁTICA TEÓRICA

Sílvio Ribeiro da Silva (UNESP)

A temática principal desta atividade, minicurso, girará em torno da questão da coesão textual como recurso imprescindível para a instauração dos mecanismos de textualidade em um texto, analisando-se não só os elementos geradores de coesão, mas também observando que o uso eficiente desses mecanismos pode facilitar a leitura e a compreensão através da construção do sentido.

Esta atividade se justifica pelo fato de que o estudo da coesão textual e de seus elementos geradores vem sendo desenvolvido com predominância dentro do ramo da Lingüística denominado Lingüística do Texto.

De acordo com os pressupostos teóricos de Halliday & Hasan (1976), serão trabalhados cinco mecanismos de coesão textual: referência, substituição, elipse, conjunção e coesão lexical.

O trabalho com tais mecanismos e a mostra de como eles funcionam dentro de um texto enfocará também as idéias de Halliday & Hasan (1976), que afirmam que o que permite determinar se uma série de sentenças constitui ou não um texto são as relações coesivas com e entre as sentenças que criam a textura.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos