LITERATURA COMO FONTE DE SABER
UMA ANÁLISE HEURÍSTICO-PRAGMÁTICA
DO INTERESSE LITERÁRIO ATUAL
NA “FAMÍLIA DALLOWAY”

Ricardo Miguez (UFF)

Esta comunicação visa a apresentar um modelo empírico de análise pragmática do valor heurístico de textos literários tendo como objeto de análise o romance Mrs. Dalloway (publicado em 1925) de Virginia Woolf, o livro Mr. Dalloway (1999) de Robin Lippincott, e o livro e filme homônimos The Hours, de Michael Cunningham (2000) e do diretor Stephen Daldry (2002).

A escolha dos textos prezou: 1) Apresentar três textos literários que dialogam entre si oferecendo diferentes perspectivas textuais de discussão de (des)construções identitárias historicamente distantes mas tematicamente adjacentes. 2) Preliminarmente aplicar um modelo de análise heurístico-pragmática a uma competente, embora simplificada, adaptação do romance The Hours para o cinema onde a malha textual é enriquecida com os adventos da imagem, dos efeitos sonoros e da caracterização fiel emblemática dos personagens.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos