MULHERES-LEITORAS
PARA QUEM SE COMPÕEM AS CAPAS DE REVISTAS?

Leila Moura Vieira (UFF)

O trabalho apresentado se propõe a delinear a imagem/identidade de leitoras de revistas femininas a partir das capas dessas revistas. Entende-se que a publicidade é o suporte mais visível das representações de identidade, portanto, esta publicidade tem seu espaço social garantido.

Pressupõe-se que, a partir do discurso publicitário, seja possível verificar os traços gerais das leitoras, tendo como princípio a observação do contrato de comunicação publicitário através de dois circuitos. O externo, nas revistas, tem a meta de prender a atenção do leitor. Neste ponto há dois níveis - blocos curtos, em letras grandes, e, em letras menores, o desenvolvimento de algumas argumentações. Aqui há tentativas para se localizarem os sujeitos psicossociais (consumidores ideais); já no circuito interno será construído o corpus a partir das classes gramaticais, expressões e tipos de orações apresentadas.

Quanto às interseções - língua portuguesa versus literatura -, procurar-se-á traçar, ainda nessas capas, a imagem/identidade da mulher que é atraída pela vida dos artistas. Estes atuam em programas televisivos, os quais são permeados pela literatura de ficção.

Este trabalho é subsidiado pelas teorias de Charaudeau (1996), Maingueneau (2002) e Coutinho (1976).

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