O Indigenismo de Plínio Salgado

Marlene Sturari (USP)

Buscaremos analisar as características do nacionalismo presente no Brasil na início do século XX, as divergências nesse aspecto entre os principais grupos literários que integraram a primeira fase do nosso Modernismo, a inserção do índio no panorama e na formação cultural do Brasil e, mais especificamente, o índio na obra literária e no ideário político de Plínio Salgado.

O autor, além de escritor, tornou-se também político, fundou e criou as bases do Integralismo, movimento que surge no Brasil dentro de um panorama mundial que busca as raízes de um nacionalismo que justifique e incentive medidas autoritárias e ditatoriais de extrema direita em nome de um patriotismo que defenda os direitos dos verdadeiros herdeiros da nação em detrimento dos que são considerados estrangeiros e que queiram fazer ou já façam parte dela.

A questão é: serão o nacionalismo literário e o nacionalismo político de Plínio Salgado oriundos de uma mesma concepção ideológica e trabalhados com os mesmos objetivos?

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos