O PODER DAS GÍRIAS
COMO MARCA DE IDENTIFICAÇÃO
DE GRUPOS DE GANGUES ENTRE GINASIANOS
DA REDE PÚBLICA DE CORUMBÁ/MS
E SUA INTERFERÊNCIA NO APRENDIZADO
DA MODALIDADE ESCRITA DO IDIOMA

Rosângela Villa da Silva (UFMS)

A utilização de variantes lexicais é uma atividade exercida por todos os falantes de uma maneira geral. Constata-se que todas as pessoas têm uma maneira própria de falar, todos têm armazenado uma série de registros, que é um conjunto de variedades selecionadas e apropriadas para cada tipo de ocasião. A linguagem é de caráter individual e se apresenta como uma variedade infinita, mas quando relacionada a um grupo ela pode tornar-se uma característica desse grupo que a utiliza, isso dependendo da forma do grupo se comunicar. Este estudo fez uma identificação e análise das variantes lexicais utilizadas por alunos entre 13 e 16 anos, assim distribuídos: 08 de cada série, 4 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Pelas observações e pelas entrevistas pode-se constatar que as variantes estão presentes no dia a dia dos alunos, que é um grupo fechado, e que busca firmar sua identidade enquanto grupo, ou seja, através da linguagem eles buscam manter uma característica própria e criam mecanismos de entendimento. Os alunos criam para si variantes que farão parte de seu repertório lingüístico e que os identifique como estudantes. Foi feito um estudo teórico sobre variantes no qual foi abordado os fatores extralingüísticos que influenciam grupos a criarem uma linguagem própria. Em seguida, foram feitas análises mais detalhadas de 08 variantes que estão presentes em praticamente todas as entrevistas. E, num terceiro momento, foi feito um glossário com as variantes, contendo o seu significado e com exemplos extraídos das entrevistas. Nota-se que grupos socialmente determinados, neste caso os alunos, procuram criar características próprias na sua forma de falar. Uma maneira de se diferenciar dos demais grupos existentes na sociedade. Tais características foram detectadas por meio das variantes lexicais utilizadas no meio escolar. Constatou-se, também, certa influência dessas variantes produzidas na fala no desenvolvimento da aprendizagem da língua materna na modalidade escrita, pois estas variantes presentes nos discursos dos alunos encontram-se, também, nas produções escritas feitas em sala de aula. Importante é ressaltar que este campo carece ainda de outros estudos mais detalhados e atuais, considerando que a cada dia aumenta o número de variantes lexicais criadas por alunos.

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