O PONTO DE VISTA DA MERONÍMIA
SOBRE O PAPEL DO LÉXICO NO TEXTO

Maria de Fátima Henriques da Silva (Univ. do Porto)

Ao assumir que o léxico pode ser tratado na dupla perspectiva de componente do sistema lingüístico e de estratégia lingüística em situação de uso, este artigo postula uma abordagem articulada dessa dupla funcionalidade, propondo uma reflexão sobre o papel do léxico no texto, que toma como ponto de partida a relação semântica de meronímia, tratada de um ponto de vista não só léxico-semântico, mas também cognitivo-textual.

Para cumprir esse objetivo, procede-se à análise de um conjunto de exemplos extraídos do corpus de português europeu CETEMPúblico.

Com base neste corpus, esboça-se uma proposta de classificação dos diferentes tipos de meronímia, que adapta a tipologia de Winston et al. (1987) ao Português na seqüência da consideração das propriedades lexicais e semânticas das diferentes classes contempladas.

Procura-se, na sua seqüência, determinar as situações de uso em que ocorre a relação semântica em estudo e descrever que estratégia lingüística configura textualmente. Nesse contexto, articulam-se as diferentes classes da meronímia com as estratégias textuais possíveis, dando-se especial atenção à relação entre meronímia e anáfora.

Esta descrição permite confirmar as seguintes hipóteses em relação à consideração do léxico na dupla funcionalidade enunciada:

  • as relações semânticas entre elementos lexicais, fundadas num conhecimento enciclopédico comum, são bastante significativas no que se refere à configuração de relações anafóricas;

  • há uma clara interdependência entre semântica e pragmática, visível nos sentidos lexicais e no texto;

  • uma teoria baseada no léxico para explicitar a anáfora é relevante desde que suportada por um esquema cognitivo e pragmático de análise.

  • ÍNDICE


    ...........................................................................................................................................................

    Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos