O Vernáculo Escocês e a Geração "Perdida" na Escócia de Irvine Welsh

Fabiana Júlio Ferreira (UERJ)

Este trabalho é baseado no livro Trainspotting, de Irvine Welsh. A obra é narrada em primeira pessoa do singular e o vernáculo escocês é utilizado em grande parte dessa obra, marcando uma total rebeldia e inconformismo em relação aos padrões estabelecidos pela sociedade escocesa que segue, por sua vez, os impostos pela Inglaterra.

Focalizando nos personagens principais, que são jovens viciados em heroína, pretendemos analisar o que sentem e pensam em relação ao seu próprio país, buscando explicar de que maneira o vernáculo é empregado não só pelos personagens da narrativa em questão, mas também pelos escoceses em geral.

Através da análise específica desses personagens, vamos observar como o escocês de classes menos favorecidas vê seu país e de que forma essa visão pode conduzir à total falta de esperança em um futuro melhor, o que acaba por levar muitos dos jovens a recorrem ao uso de drogas.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos