ORDENAÇÃO DE LOCUÇÕES
PREPOSITIVAS LOCATIVAS

Fernando Cezar Venancio (UFF)

Este trabalho, em fase inicial de dissertação de mestrado, é parte do atual projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Estudos Discurso & Gramática, em torno da ordenação de advérbios no português escrito. Nossa análise está pautada na teoria funcionalista, conforme se encontra em Bybee e Hopper (2001), Givón (2001), Martelotta et alii (1996), entre outros.

O objetivo desta comunicação é apresentar resultados preliminares de nosso estudo quanto à ordenação, mobilidade, referenciação e função das locuções prepositivas locativas Através de e Diante de. Para tanto, utilizamos nesta fase um texto religioso, a obra Tocar o Senhor, do padre Leo.

Os primeiros resultados da pesquisa mostram que há freqüência alta quanto à posição pós-verbal da locução através de. O mesmo não ocorre com diante de, que mostrou certa mobilidade em relação à sua posição na cláusula. Esta última, com 22 ocorrências, apresentou 12 casos de posição pós-verbal, contra 10 pré-verbal. Aquela, por outro lado, apresentou 43 ocorrências, das quais, 36 na posição pós-verbal e 8 pré-verbal. Um dado comum às duas locuções diz respeito a sua referenciação. Ambas tendem a articular sentido mais virtual do que concreto. Uma possível hipótese para tal articulação seria o tipo de texto, uma vez que, de acordo com (Marcuschi, 2002), tanto o gênero discursivo quanto a seqüência tipológica textual podem motivar determinadas construções lingüísticas. É o que se pode observar no exemplos a seguir: a)"E na verdade um apelo para segui-lo mais de perto, através da vida consagrada." (p.38/L.4) - b) "Jesus diante do desespero de Marta e Maria, por causa da morte de Lázaro, afirma... (p.91/L.6)

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos