OS DEUSES OLÍMPICOS: SUA ETIMOLOGIA E HERANÇA

Eliana da Cunha Lopes (USS e FGS)

Nosso trabalho pretende mostrar a origem etimológica de alguns dos nomes que compõem a grande cadeia mitológica greco-latina e, ainda, esboçar brevemente os vestígios que cada um destes vocábulos deixou na história desta cultura.

Pretendemos lembrar também algumas expressões e locuções modernas provenientes da cultura que nos foi legada pelos povos da Antigüidade Clássica: os gregos e os latinos.

Não pretendemos esgotar, neste esboço, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, a história complicada e vasta que envolve a mitologia greco-latina.Nossa finalidade é bem mais modesta, pois sabemos da suma importância da mitologia clássica para a história da cultura ocidental.

Durante muitos séculos, esta cultura influenciou profundamente as letras e as artes, enriquecendo de sobremaneira os idiomas ocidentais com inúmeras expressões que ainda hoje, no limiar do séc. XXI, são de uso corrente.

Examinaremos os principais nomes dos deuses da antigüidade clássica - ZEUS/ JÚPITER, HERA/ JUNO -, dentre outros. Enriquecendo nosso trabalho, destacaremos, em poucas linhas, a origem e alguns derivados do substantivo latino “deus”.

Aos estudiosos e admiradores da cultura clássica, relembraremos que os romanos, uma vez contaminados pela cultura grega, muito contribuíram para a divulgação da mitologia grega no mundo ocidental e que, dentre os poetas latinos que muito contribuíram para esta difusão, encontra-se o poeta latino OVÍDIO que, no “CORPUS” de sua vastíssima obra deu uma especial atenção aos deuses olímpicos.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos