OS ESTUDOS FILOLÓGICOS NO BRASIL
E A HISTÓRIA DO CiFEFiL

José Pereira da Silva (UERJ)

O Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos nasceu como uma opção desvinculada das instituições oficiais de ensino superior para lutar contra o descaso em que se encontravam os estudos filológicos nas últimas décadas do século XX.

Seu idealizador, Prof. Dr. Emmanuel Macedo Tavares, que terminava o seu doutorado na época em que a UFRJ fechava os seus cursos de pós-graduação stricto sensu de Filologia Românica, reuniu-se com os filólogos Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Ruy Magalhães de Araujo que, no dia 28 de setembro de 1994, fundaram o CiFEFiL e a Revista Philologus, que começou a circular em maio de 1995.

Em dezembro de 1996, em carta de prestação de contas do primeiro biênio, Emmanuel Macedo Tavares faz um histórico da primeira investida do CiFEFiL rumo à concretização de seus objetivos, na reunião em que tomava posse a segunda diretoria, que só modificou a ordem dos integrantes da primeira. Foi nesta gestão que se criou o Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, cujas primeiras edições ocorreram na Faculdade de Formação de Professores (em São Gonçalo) e na Faculdade de Letras da UFRJ e cujos anais foram publicados em um volume cada, pois os Cadernos do CNLF foram criados somente no ano 2000 e indexados em 2001.

Em outubro de 1998 foi eleita a terceira Diretoria, com o compromisso de promover a reforma do estatuto (aprovada em dezembro), ampliando o quadro de associados (anteriormente restrito a mestres e doutores em Letras) e da própria Diretoria (que passou a contar com doze integrantes). que teve os novos cargos preenchidos em eleição complementar em março de 1999. Quase todos os integrantes dessa Diretoria foram mantidos na eleição de 2000 e novamente em 2002.

Com a proposta de Crescer e Produzir, o CiFEFiL investiu na informatização de sua gestão, criando, em 1998 o domínio FILOLOGIA.ORG.BR, cujas páginas já foram visitadas dezenas de milhares de vezes, tornando-se um importante banco de serviço gratuito e de qualidade aos associados e ao público em geral, com a divulgação gratuita de uma página da Academia Brasileira de Filologia, quatro periódicos virtuais e eventos importantes da área.

O Almanaque CiFEFiL, que reúne em CD-ROM todas as publicações do Círculo até o final do ano civil anterior a cada edição, está em sua terceira edição, prestando importantes serviços aos estudantes e profissionais de Letras, com várias centenas de publicações e numerosas informações e linques selecionados.

Para a elaboração do Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO2002) do Ministério do Trabalho, com exceção de Evanildo Bechara, todos os filólogos participantes são integrantes do CiFEFiL.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos