problemas metodológicos
na pesquisa diacrônica
com fontes do Brasil-colônia
a imprecisão das fichas catalográficas
nos arquivos históricos

Núbia Graciella Mendes Mothé (PIBIC/UFRJ)
Afrânio Gonçalves Barbosa
(UFRJ)

A pesquisa em Lingüística Histórica depende muito de uma boa construção de corpora diacrônicos. Para a elaboração desses mesmos corpora, faz-se necessário o uso de catálogos que previamente organizem as fontes sob critérios que facilitem o trabalho de pesquisadores das mais diversas áreas de atuação, dentre elas, a pesquisa sobre mudanças lingüísticas.

Muitas vezes a única fonte de que dispõem os organizadores de um catálogo são as fichas catalográficas dos arquivos em bibliotecas. Como, em geral, esses instrumentos de trabalho não são construídos com interesse em investigação lingüística, o método de agrupamento das fichas não traz qualquer esclarecimento sobre informações imprescindíveis a uma pesquisa cujo alvo seja a linguagem. A disposição das fichas em ordem alfabética, por exemplo, traz lado a lado documentos dos mais variados assuntos, períodos e origens.

Sendo essencial para estudos em Lingüística Histórica a especificação de elementos como: 1) datação; 2-) localização; 3-) tipologia textual; e 4-) naturalidade dos autores, tornou-se necessário, às vezes, realizar uma pesquisa paralela. Foi preciso desenvolver uma metodologia de levantamento de dados capaz de responder às principais questões concernentes ao labor histórico. Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia aplicada e discutir as principais dificuldades enfrentadas durante esse procedimento.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos