Reflexões em torno dos nomes próprios

Aileda de Mattos Oliveira (FGS)

As Reflexões em torno dos nomes próprios são o resultado de observações que se fizeram de nomes que passaram à história do país, submergidos no aluvião de acusações registradas, de maneira uniforme, nos livros didáticos. É a visão do colonizador, transferida para o colonizado sem condições, em outros tempos, de avaliar, por si mesmo, as avarias que posições extremadas poderiam causar no decorrer dos séculos. Outros nomes, vitimaram-nos os apologistas de ideais políticos divergentes, que puseram na sua pena a erudição efervescente das teorias de suas épocas, transformando-a em peça retórica de acusação.

Não há a intenção de defender ou de acusar os proprietários dos nomes aqui mencionados nem os que escreveram a sua história, mesmo porque este trabalho representa tão-somente um ponto de vista particular, de constatação de fatos que, desde os bancos escolares, sempre fizeram parte de indagações nunca respondidas e que, por isso, permite uma posição crítica pessoal.

Não seria razoável realizar uma incursão pelo passado e deixar a riqueza onomástica do presente, ora já parte integrante da história, esquecida nas linhas dos jornais e das revistas, isenta de qualquer comentário.

Todo trabalho, fruto de uma visão particular, pode trazer em seu bojo o que normalmente se consideram erros de avaliação. Porém, desde que proporcionem a oportunidade de uma discussão salutar, esses desvios de julgamento tornam-se ponto de partida a uma releitura dos discursos que se faziam peremptórios nos verdes anos da antiga escola secundária.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos