SANTO AGOSTINHO E T. S. ELIOT
DA FRAGMENTAÇÃO À RECONCILIAÇÃO

André Luiz Deschamps (UERJ)

Este estudo tem por objetivo a análise comparativa de três poemas de T. S. Eliot, “The Waste Land”, “Ash Wednesday” and “Four Quartets”, com as Confissões de Santo Agostinho. A proposta consiste em trabalhar com o tema da trajetória fragmentação® reconciliação, analisando como os dois autores representam este processo em suas obras. Sem deixar de considerar as diferenças estilísticas de cada um dos autores, serão investigadas os elementos lingüísticos e simbólicos empregados para caracterizar o tema.

Tanto em Eliot como em Agostinho, a trajetória se inicia em um ambiente urbano, onde se experimenta fragmentação e esterilidade. Em um segundo momento, o desespero cede lugar à possibilidade de realização em Cristo, porém a hesitação é mais forte. Finalmente, a reconciliação acontece em um jardim, símbolo arquétipo da realização humana, onde há o encontro da eternidade com a temporalidade, através da encarnação de Cristo.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos