TRÊS FACES DA MULHER NA LITERATURA

Luciana Guedes (UFF)
Sebastião Josué Votre
(UFF)

Trata-se de um estudo em fase preliminar; a metodologia será refinada no curso da pesquisa. Relacionam-se textos que têm temática amorosa feminina.

São analisadas cantigas de amigo de cinco trovadores portugueses do século XIII, poemas de cinco poetisas brasileiras do século XIX e o Cântico de Salomão das Escrituras Hebraicas(século XI a.C.).

A sulamita diz: “Vem deveras, ó meu querido, saiamos ao campo, pousemos entre as plantas de hena" Dom Dinis usa a voz feminina: “ Ai flores do verde ramo,/se sabedes novas do meu amado!” E Ildefonsa César exclama: “Cheirosas flores enrama/ para as dar ao meu amor.” Os três exemplos têm a presença da mulher como eu- lírico, do seu amado e da natureza como protetora. Embora se situem em épocas distintas, mantém similaridades.

Ao pesquisar o Cântico de Salomão mostro uma mulher com atitude e vontade, descritas por Salomão, rejeitado por ela. Relacionar com as cantigas de amigo traça a diferença entre a atitude feminina bem retratada e a voz da mulher usada para o interesse masculino. E a poesia brasileira feminina do século XIX resgata a visão da mulher em um mundo essencialmente masculino, no qual a mulher era descrita pela visão do homem (e.g: Diva de José de Alencar e Helena de Machado de Assis).

Pretendo chamar atenção para a produção literária feminina e dar uma contribuição aos estudos já existentes sobre o papel da mulher na sociedade e na literatura.

ÍNDICE


...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos