TU ou VOCÊ?: as influências no uso de alunos americanos aprendizes de PLE

Jane Cristina Duarte dos Santos (PUC-RJ)

Para Milton Bennett, em “Intercultural Communication: A Current Perspective” (1993), existem dois tipos de cultura: a objetiva e a subjetiva. Cultura objetiva consiste nas manifestações produzidas pela sociedade, como literatura, música, ciência, arte, língua, entre outras; seria os produtos concretos criados pela sociedade. Por outro lado, a Cultura Subjetiva pode ser encontrada em manifestações abstratas, como valores, crenças e no uso da língua, levando a uma competência intercultural.

É necessário deixarmos claro que, neste trabalho, estamos considerando a língua como um instrumento de interação humana. A cultura subjetiva, ou seja, os valores e as normas culturais, modela as diferentes formas de interação entre um falante e um ouvinte. Estes valores e normas estão presentes na competência comunicativa dos participantes, ao fazerem determinadas escolhas durante a interação social.

O presente tema constitui um grande problema em virtude de gramáticas e livros didáticos de PE continuarem enfatizando a estrutura e não o relacionando ao uso. Por desprezo ou falta de interesse por variantes não-padrões, o pronome tu não é apresentado. Isso gera uma confusão no uso, por uma não distinção com o pronome você.

Interessa-nos verificar quais são as influências sofridas por aprendizes americanos, durante a interação social, no uso dos pronomes tu e você. Os aprendizes recorrem a livros didáticos extra-classe? Quais são as opiniões dos professores de Português para Estrangeiros?

Foi realizada uma pesquisa etnográfica de base qualitativa. Foram utilizados como dados: entrevistas com alunos americanos (em Brown University e na PUC-Rio), entrevistas com professores que lecionam português nestas universidades e alguns livros e materiais didáticos.

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