APRESENTAÇÃO

José Pereira da Silva

Este número 03 dos Cadernos do CNLF, volume VIII contém os textos dos minicursos que serão feitos nos dias 23, 25 e 27 de agosto, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como parte do VIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA (I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos), promovido pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos.

Haverá ainda cinco minicursos cujos autores preferiram não mandar o texto, visto que correspondem a trabalhos que publicaram e estarão à disposição dos interessados nos estandes do Congresso ou trabalhos que estão em fase de desnvolvimento e que não pretendem publicar de forma impressa no estágio atual.

Os textos dos minicursos “Descrição Diacrônica do Português do Prof. Dr. João Bortolanza (UFMS e UEMS), Introdução à lingüística textual do Prof. Dr. Paulo de Tarso Galembeck (UNESP e UEL), “FUNDAMENTOS DA LINGÜÍSTICA CONTEMPORÂNEA” do Prof. Dr. Castelar de Carvalho (UFRJ), MODERNA PERSPECTIVA DAS CLASSES DE PALAVRASdo Prof. Camillo Baptista Oliveira Cavalcânti (UFF), “OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL” (cancelado) eTUPI ANTIGOdo Prof. Dr. Eduardo de Almeida Navarro (USP), infelizmente, não foram disponibilizados nesta edição, mas serão entregues durante o minicurso ou posteriormente, conforme for acertado, em turma, pelo professor.

Pedimos que nos desculpem por algumas falhas de revisão porque o grande volume de trabalho e o prazo exíguo para sua implementação nos impede de realizar essa tarefa com a qualidade que seus autores e leitores merecem.

Quaisquer correções e sugestões serão bem aceitas.

 

Rio de Janeiro, agosto de 2004.