A Fisioterapia numa visão filológica
Termos técnicos e siglas

Edmea Souto de Lima (USS)

A comunicação é sem dúvida alguma a expressão universal entre os povos do mundo.

E, como tal, cada grupo especificamente lança mão de termos e expressões que lhes são peculiares dando a este grupo uma característica de individualidade. A comunicação é, ainda, o processo de troca de mensagem entre duas ou mais pessoas de grupos iguais ou diferentes.

Para que as mensagens possam ser intercambiadas, se faz necessário um sistema simbólico e que seja um solo comum.

Já na concepção cientifica do termo, a comunicação não é um processo exige o conhecimento prévio de um código cultural. Segundo Aristóteles, “é tudo aquilo que não é natural”. E, sendo assim, entendemos que consiste em um sistema de comunicação que sustenta a nossa vida, dentro das diferentes culturas humanas, e formam um conjunto de verdades relativas que no nosso caso, o da linguagem que é a capacidade de se comunicar por meio de uma língua.

A idéia da pesquisa nasceu pela inexistência de uma obra desse tipo e, diante das dificuldades de se entender os termos apresentados nas diversas literaturas especificas que não apresentam nos seus conteúdos, um capítulo de termos e siglas.

Espera-se assim está contribuindo para que os acadêmicos, profissionais da fisioterapia e mesmo outros profissionais da área da saúde, tenham um entendimento preciso sobre os termos mais comuns na linguagem cotidiana.

A autora levantou a metodologia adequada e indicada para a tarefa junto a filólogos nacionais.

Com objetivo de pesquisar termos técnicos e siglas utilizadas por profissionais e acadêmicos de fisioterapia, que não é tarefa tão simples, se fez necessário uma varredura nas obras existentes para que se pudesse inicialmente relacionar termos técnicos e siglas por áreas especificas. Possibilitando assim, a facilidade e compreensão dos que dele se utilizarem quando na leitura de textos específicos, levantando a etimologia de cada termo.

Existem os dicionários médicos nos quais muitos termos usados pela fisioterapia não são relacionados, e por isso não contemplam, na íntegra, o profissional fisioterapeuta. A nossa pretensão é que a apresentação dos termos e das siglas deverá ser similar a de um dicionário do tipo Aurélio Buarque de Holanda ou de um manual técnico da área biomédica que será a melhor forma e a mais adequada para organizar os termos.

A disponibilização de um manual glossário de fisioterapia será de fundamental importância para a padronização do entendimento dos profissionais fisioterapeutas.

Esta pesquisa se mostra eficiente no que diz respeito em auxiliar o entendimento do profissional no conhecimento teórico e no uso correto do vocabulário técnico na sua atividade pratica.

A intenção real da pesquisa é a apresentação de terminologia técnica especializada, respeitando a configuração e contemplando todas as áreas da fisioterapia. O valor e a comprovação do seu beneficio e utilidade só será possível após cinco anos de uso e observação.

O estudo bibliográfico é de cunho metanalítico pois levantou obras atribuindo-lhes condições de referencia ou não, comparando quantitativamente os verbetes e qualitativamente os seus significados, na pratica da fisioterapia.

A distribuição dos termos se processou de modo crítico, em busca da precisão e se reservou no direito de excluir ou melhorar os significados de alguns termos que foram levantados em procedimentos preliminares da pesquisa.

Na primeira etapa, a busca dos termos ocorreu em ordem alfabética. Na segunda, por área de conhecimento especifico da fisioterapia e utilizou-se também metodologia filológica.

Como procedimento de estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico específico ao tema, em bibliotecas da Cidade do Rio de Janeiro.

Foi ainda realizada uma pesquisa de campo com profissionais que desenvolviam as suas atividades em áreas específicas.

Numa fase subseqüente, analisou-se e relacionou-se todos os dados coletados durante o tempo em que se realizava a pesquisa bibliográfica e de campo organizando-os sob a forma catalográfica, toda a terminologia escrita e falada, de acordo com a técnica correta.

A sistemática usada colocou numa ordem alfabética, típica de dicionário, por fim, procederam -se a revisão e redação da obra.

Como base montou-se a sistemática de um dicionário da língua portuguesa alimentando essa base com termos de uso corrente da fisioterapia.

Para que essa amostra fosse criada, foi necessária a colaboração de profissionais de outras áreas do conhecimento tais como um médico que foi o orientador desse trabalho logo no seu inicio, uma professora de português, que se dispôs a classificar os termos e relacionou as abreviaturas usadas na obra, e orientou quanto a montagem do que almejamos hoje ser um dicionário.

A autora colidiu verbetes, cumprindo as orientações criteriosas de cunho técnico especializado.

A depuração terminológica obedeceu, por seu turno, uma busca em obras nacionais e internacionais, livros, revistas, dicionários, teses, monografias e artigos da internet.

O que mais motivou foi a dificuldade de interpretar textos específicos da fisioterapia, a busca de termos bem definidos, corretos e técnicos.

A tarefa etimológica, filológica e terminológica atingiu os seguintes números:

VERBETES: 3.168 ANGLICANISMOS: 21

SIGLAS: 95 ABREVIATURAS: 59

Trata-se de um produto que se caracteriza como o mais completo e especializado possível no Brasil, e como é o único no mercado, sem congênere, deve-se constituir em referência na prática do fisioterapeuta em formação e para aquele que já milita como especialista.

Os verbetes foram colhidos cumprindo orientação criteriosa de cunho técnico especializado.

O maior motivo da realização de um trabalho deste porte que em todo momento do seu desenvolvimento, e ainda hoje continua nos estimulando, é, certamente, a busca da pesquisa dentro da Fisioterapia.

Na seqüência, disponibilizamos uma amostragem de como estão apresentados os verbetes; gênero, definições, variações e origem de cada um dentro da pesquisa, com a peculiaridade que originou um grande anexo, que será, com certeza, transformado em obra a ser editada.

VERBETES

Ataxia - s.f. (1). Descoordenação patológica motora. (2). Incoordenação motora. (3). Termo usado para descrever o movimento descoordenado, o qual pode influenciar os padrões de movimentos, a marcha e a postura. // F. gr. Ataxia (confusão).

Bandagem - s.f. Faixa, atadura para envolver qualquer parte lesada. // F. al. Mod. Band. (gót. Bandi - laço).

Cinesioterapia - s.f. Tratamento pelo movimento no sentido geral, através de mobilização ativa e passiva dos exercícios terapêuticos, com ou sem aparelhos, de terapia ocupacional e de todos os meios neurofisiológicos. // F. Kinesis (movimento) + Therapeia (tratamento) + ia.

Dismetria - s.f. (1). Falta de coordenação para posicionar um membro perfeitamente com relação a objetos. (2). Redução da capacidade de avaliar a amplitude ou distância de um movimento. // F. gr. Dys (mal) + Metron (medida).

Eletrodo - s.m. Dispositivo usado para transportar corrente elétrica e registrar sua capacidade. // F. gr. Elektron (âmbar) + Hodos (caminho).

Fisioterapia - s.f. (1). Parte da medicina física encarregada do campo de agentes físicos no tratamento de doenças. (2). Tratamento pelos meios físicos, tais como: água, luz, calor, massagens, exercícios e, mais recentemente, manipulações ortopédicas e tração. // F. gr. Physis (natureza) + Therapeia (tratamento).

Goniômetro - s.m. Instrumento destinado à mensuração da amplitude dos movimentos articulares. // F. gr. Gonio (ângulo) + Metron (medição).

Hidroterapia - s.f. (1). Tratamento pela água. (2). Terapia através de agentes hídricos, tirando proveito da ação hidrostática, térmica antigravitária e estimulação mecânica. // F. gr. Hydor (água) + Therapeia (tratamento).

Infravermelho - adj. Radiação encontrada além do vermelho do espectro no qual o comprimento de onda varia de 7.700 a 500 mil Å. // F. lat. Infra - prep. lat. (abaixo, embaixo). (Entra também como prefixo na composição de várias palavras) + Vermicula.

Jacobson, Ludwig Lewin - Anatomista e naturalista dinamarquês (1783 - 1843).

Kindling - Resposta comportamental e eletrofisológica exagerada a estímulos elétricos de baixa intensidade repetidos no cérebro (palavra inglesa).

Laserterapia - s.f. Tratamento através do laser. // F. Laser (termo inglês) + gr. Therapeia (tratamento).

Manipulação - s.f. (1). Trabalho executa-do com as mãos. (2). Conjunto de movi-mentos que promove o encaixe das vérte-bras. // F. lat. Manipulus + ação.

Nociceptores - s.m.pl. São receptores ativados em situações em que há lesões de tecido, causando dor. São terminações nervosas livres. // F. lat. Nocere - prejudicar.

Opistótomo - s.m. Devido a um estado tetânico ocorrem espasmos nos músculos exteriores da coluna vertebral ocasionando uma hiperextensão. // F. lat. Opisthotonos

Postura - s.f. Porte; atitude do corpo; procedimento que sustenta o corpo. // F. lat. Positura.

Quiropatia (quiropraxia) - s.f. Técnica de manuseio usada basicamente para corrigir desarranjos da coluna vertebral (pequenos braços de alavanca). Os quiropatas mais ortodoxos consideram que tal técnica só merece esse nome se empregado à primeira e segunda vértebras cervicais.

Rigidez - s.f Elevação do tônus muscular; o músculo torna-se mais resistente ao movimento passivo. A resistência é sentida de maneira uniforme e constante (rigidez de cano de chumbo), ou com arrancos convulsos (rigidez de roda denteada). “Endurecimento” ou hipertonia muscular. // F. lat. Rigidus.

Salto de Thomas - Salto de sapato planejado por Hunfh Owen Thomas, em que a margem anterior é encurtada de tal modo que sua borda medial se curva anteriormente, geralmente com uma ligeira cunha medial. O salto é projetado para o apoio do pé valgo flexível.

Tender point - Ponto sensitivo da algia (dor) produzida pela contração crônica de um determinado músculo (expressão inglesa).

Ultra-som - s.m. (1). Vibrações de 250 mil a um milhão por segundo, produzidas pela ação de uma corrente elétrica sobre cristais de quartzo. Tem sido utilizado no tratamento de certas enfermidades. (2). Aparelho do arsenal fisioterápico que gera calor profundo através do aumento da cinética molecular tecidual. // F. lat. Ultra + Sonus.

Via - s.f. (1). Caminho. (2). Direção. (3). Rumo. (4). Meio de transporte. (5). Qual-quer canal do organismo. // F. lat. Via.

Xenoenxerto (ou heteroenxerto) - s.m. Enxerto com tecido de outra espécie animal, usualmente de porco, para revestir a ferida causada por queimadura.

Zigoto - s.m. Óvulo fertilizado, antes da clivagem; produzido pela junção de dois gametas. // F. gr. Zygos (jugo).

 

BIBLIOGRAFIA

AAMMERLY, Marcelo A. Novo tratado médico da família. 3ª ed. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1964.

ADLER, Susan S.; BECKERS, Dominiek; BUCK, Math.). Facilitação neuromuscular proprioceptiva. São Paulo: Manole, 1999.

ATOR, Almand Nancy; HENNIGFIELD, Jack E. Tudo sobre drogas: barbitúricos. São Paulo: Nova Cultura, 1989.

AZEREDO, Carlos Alberto Caetano. Fisioterapia respiratória moderna. 3ª ed. São Paulo: Manole, 1999.

BRAUNINGER, Bork. Dermatologia clínica. , 2ª ed. São Paulo: Manole, [s/d.].

CALDAS AULETE. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa. 2ª ed. brasileira. Delta, [s/d.].

CHAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Manual de neurologia. São Paulo: Masson, [s/d.].

COHEN, Miriam. Tudo sobre drogas: Maconha. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

DOWNIE, Patrícia A. Fisioterapia em cirurgia de cash. 6ª ed. São Paulo: Manole, 1983.

DOWNIE, Patrícia A. Neurologia para fisioterapeutas. 4ª ed. São Paulo: Médica Pan-americana, 1988.

DRAELOS, Zoé Kececiogeu. Cosméticos em dermatologia. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1991.

EGOLDFELD, Polizuk. Pequeno dicionário de termos médicos. 4ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, [s/d.].

FONSECA, Aureliano; PRISTO, L. Nogueira. Manual terapêutico dermatológico e cosmetologia. Roca, [s/d.].

GOULD III, James. A. Fisioterapia na ortopedia e na medicina do esporte. 2ª ed. São Paulo: Manole Ltda, [s/d.].

GUIRRO, Eliane; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia em estética. 2ª ed. São Paulo: Manole Ltda, 1996.

HALL, Susan J. Biomecânica básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

HEARN, Editha L. Você é tão jovem quanto a sua espinha. São Paulo: Livraria Pioneira1, 1970.

HENEINE, Ibrahim Felippe. Biofísica básica. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1984.

HISLOP, Helen J.; MONTGOMERY, Jasqueline. Fisioterapia em pediatria. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.

JALTEC, Michel. Consulta médica: noções para a prática diária. São Paulo: Organização Andrei, 1985.

JOHANSON, Chris-Ellyn. Tudo sobre drogas: Cocaína. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

KAPANDJI, I. A. Fisiologia articular. 4ª ed. São Paulo: Manole, 1980.Volumes 1, 2 e 3.

KITNER, Robert W. Ginecologia princípios e práticas. 2ª ed. São Paulo: Manole, [s/d.].

KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exercícios terapêuticos. 3ª ed. [s/d.].

KITCHEN, Shelle; BAZIN, Sarah. Eletroterapia. 10ª ed. São Paulo: Manole, [s/d.].

LUCAS, Ricardo Wallace das Chagas. Dicionário de fisioterapia. Paraná: Panorama, 1997.

MACHADO, Ângelo B. M. Neuroanatomia funcional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1993.

MACKENZIE, Colin F., et al. Fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva. São Paulo: Pan-americana, 1989.

McLELLAN, Tom; BRAGG, Alicia; COCCIOLA, John. Tudo sobre drogas, ansiedade e stress. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

MELHEM, Sergio. Dicionário de epônimos (anatomia, embriologia e histologia). São Paulo: Universidade de Taubaté, 1997.

O’SULLIVAN, Susan B.; CULLEN, Karen E.; SCHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: tratamento, procedimentos e avaliação. São Paulo: Manole, 1987.

PITREZ, José Luiz. Tratamento Intensivo em Pediatria. Fenolo, [s/d.].

PIVA, Jefferson Pedro; CARVALHO, Paulo Roberto Antonacci; GARCIA, Pedro Celiny. Terapia intensiva em pediatria. 3ª ed. Porto Alegre: Medsi, 1992.

ROBBINS, Stanley L.; COTRAN, Ramzi S.; KUMAR, Vinay. Patologia estrutural e funcional. 2ª ed. [Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, s/d.].

ROLAK, Loren A. Segredos em neurologia. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1995.

SALTER, Robert B. Distúrbios e lesões do sistema músculo-esquelético. 2ª ed. Rio de Janeiro: Medicina e Científica Ltda, 1985.

SANVITO, W. L. O cérebro e suas vertentes. São Paulo: Paramed Editorial Ltda, 1982.

SCHAUF, Charles L.; MOFFETT, David F.; MOFFETT, Stacia B. Fisiologia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em pediatria. 3ª ed. São Paulo: Santos, 1996.

SOUCHARD, Ph. E. O stretching global ativo. São Paulo: Manole, 1996.

SPENCE, Alexander P. Anatomia humana básica. 2ª ed. São Paulo: Manole, 1991.

STEDMAN. Dicionário médico. 25ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, [s/d.].

TECKLIN, Jan Stephen; IRWIN, Scot. Fisioterapia cardiopulmonar. 2ª ed. São Paulo: Manole, [s/d.].

UMPHRED, Darcy Ann. Fisioterapia neurológica. 2ª ed. São Paulo: Manole, [s/d.].

VALETT, Robert E. Dislexia. uma abordagem neuropsicológica para a educação de crianças com grandes desordens de leitura. São Paulo: Manole, 1990.

XHARDEZ, Yves. Manual de cinesioterapia. Rio de Janeiro: Atheneu, 1990.