APRESENTAÇÃO

José Pereira da Silva

Os Cadernos do CNLF, neste número 14 do volume VIII, apresentam-lhe vinte artigos que tratam de questões de morfossintaxe, divulgando os trabalhos dos vinte e um autores seguintes, relacionados alfabeticamente, com a indicação das páginas em que se encontram: Alex Swander (207-218), Ana Paula Araujo Silva (219-233), Anderson da Silva Ribeiro (64-71), Bruno Cavalcanti Lima (177-185), Carlos Alexandre Gonçalves (40-49, 86-94, 119-128 e 177-185), Carolina Monte (50-63), Dimar Silva de Deus (129-139), Esther Gutiérrez Quintana (72-85), Hayla Thami da Silva (119-128), Iara Faria (164-176), Josete Rocha dos Santos (108-118), Karla Cristina Iseke F. Bispo (23-30), Lilian Manes de Oliveira (196-206), Lúcia Helena Martins Gouvêa (95-107), Luciana Rocha de Albuquerque (40-49), Luiz Alexandre Amaral (09-22), Paulo Mosânio Teixeira Duarte (186-195), Queli Cristina de Andrade (140-149), Renato Pazos Vazquez (86-94), Solange Nascimento da Silva (149-163) e Violeta Virginia Rodrigues (31-39).

Alguns trabalhos excelentes, apresentados no VIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA, não foram disponibilizados para esta publicação, restando-nos a esperança de ainda podermos publicá-los noutra oportunidade e noutro lugar. Outros foram reunidos sob outro ponto de vista e publicados em outro número.

Num ou noutro desses casos estão, por exemplo, os seguintes trabalhos: “A classe dos nominais em perspectiva textual: articulação da gramática ao discurso”, de Simone Xavier Pontes; “A concordância / não concordância verbal e as variáveis lingüísticas e sociais presentes na fala do homem sulmatogrossense”, de Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi; “A expressão sintática do superlativo em colunas sociais”, de Alexandre Melo de Sousa; A expressão variável da terceira pessoa na fala e na escrita”, de Vera Lúcia Paredes Silva; “A sintaxe das orações substantivas em latim”, de Mariza Mencalha de Souza; “As implicações: dos desvios sintático-semânticos na produção textual”, de Tadeu Luciano Siqueira Andrade; Elementos da gramática latina em descrições zoobotânicas”, de Leila Teresinha Maraschin; “Infinitivo perifrástico em pb e pe: um caso de variação sintática”, de Jacqueline Sousa Borges de Assis; “Lexemas e termos: reflexões acerca da natureza gramatical dessas unidades lexicais”, de Sabrina Pereira de Abreu; “Léxico, sintaxe e discurso”, de Magda Bahia Schlee; “Morfemas flexionais nominais no português do séc. xviii: estudos preliminares”, de Eliana Moraes de Almeida; “O emprego dos clíticos em A Demanda do Santo Graal”, de Miguel Eugenio Almeida; “Siglagem: sistematização e constituição morfológica à luz da OT”, de Aline Braz da Silva e Carlos Alexandre Gonçalves e “Sintaxe diacrônica: um estudo de caso”, de Geraldo José da Silva, além de outros.

Os textos que nos foram entregues dentro do prazo e das instruções editoriais foram todos publicados, com uma ampla margem de tolerância, tanto na formatação quanto no prazo de entrega dos originais. Mas, salientamos que, sem qualquer compromisso, dispomo-nos a publicar os trabalhos que ainda nos forem apresentados, mesmo fora dos prazos, para salvaguardar os nossos congressistas dos naturais prejuízos acadêmicos que tal omissão pode acarretar.

A todos os que compulsarem este trabalho, pedimos que colaborem conosco, apresentando suas críticas e correções, que serão sempre bem-vindas e analisadas com todo o maior cuidado possível.

Afinal de contas, pretendemos continuar com o direito humano de errar por muito mais tempo ainda, para podermos ter sempre a oportunidade de poder corrigir os erros que não conseguirmos evitar.

Rio de Janeiro, novembro de 2004.