A CLASSE DOS NOMINAIS EM PERSPECTIVA TEXTUAL
ARTICULAÇÃO DA GRAMÁTICA AO DISCURSO

Simone Xavier Pontes (UFF).

O ensino de Língua Portuguesa, em especial, o estudo da gramática, ainda hoje, tem-se restringido à mera transmissão de regras e conteúdos gramaticais lecionados aos alunos, de forma descontextualizada, isto é, desvinculada de uma situação real de uso da língua.

Apesar das inúmeras pesquisas lingüístico-gramaticais realizadas (principalmente nas últimas décadas) e da significativa contribuição dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais na tentativa de uma mudança na perspectiva do ensino de Língua Portuguesa, vê-se que o estudo da gramática, mais especificamente, o das classes de palavras - substantivo e adjetivo - é desenvolvido, na maioria dos livros didáticos adotados, não só a partir de frases soltas, ou seja, frases descoladas de um contexto efetivo da língua, como também por meio de definições, que se caracterizam pela mistura de critérios morfológico (ou mórfico), sintático (ou funcional) e semântico.

Assim, nosso trabalho propõe um estudo mais reflexivo acerca da classe dos nominais, em especial, do adjetivo, num corpus de crônicas de Fernando Sabino, tendo em vista a articulação dos pressupostos lingüístico-gramaticais com os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Semiolingüística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau. Pretendemos, então, analisar o comportamento morfológico, sintático e semântico-discursivo da classe dos nominais, com ênfase no adjetivo, observando de que forma constrói-se o sentido discursivo desse vocábulo, fato que se relaciona diretamente, não só aos sujeitos envolvidos no ato discursivo, como também à intenção desses parceiros, em virtude das escolhas lexicais por eles realizadas.

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