A COESÃO LEXICAL NAS REDAÇÕES DE VESTIBULAR

Lygia Maria Gonçalves Trouche (UFF)

Esta comunicação tem como objetivo descrever os processos de coesão lexical, predominantes nas redações de vestibular de 2002 da Universidade Federal Fluminense. Tais processos são definidos pelo tipo de contigüidade semântica entre as expressões lingüísticas e podem ser classificados como reiteração e substituição; a substituição engloba procedimentos de sinonímia, antonímia, hiperonímia/hiponímia, holonímia/meronímia.

Tomo por base teórica o texto de Inês Duarte “Aspectos lingüísticos da organização textual” publicado na Gramática da Língua Portuguesa (Lisboa, Caminho, Coleção Universitária , série Lingüística).

Entende-se que o processo de coesão lexical realiza-se por contigüidade semântica, quer dizer, as expressões lingüísticas que promovem a coesão no plano lexical caracterizam-se pela co-presença de traços semânticos (total ou parcialmente) idênticos ou opostos.

As redações de vestibular, como um gênero discursivo, que supostamente o aluno deve dominar ao término do Ensino Médio, constituem um material rico e adequado à análise proposta, pois configuram uma amostra do domínio desse aspecto relevante da escrita. O resultado dessa análise poderá servir de indicador para procedimentos pedagógicos que visem à aquisição de competência na produção textual dos alunos.

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