A COESÃO SEQÜENCIAL

Mariana Inácio de Oliveira
Vanessa de Vasconcelos Pugliese

O texto é uma ‘estrutura determinativa’ cujas partes são interdependentes, sendo cada uma necessária para a compreensão das demais. A coesão seqüencial diz respeito aos procedimentos lingüísticos que estabelecem diversos tipos de relações semânticas ou pragmáticas entre os segmentos do texto.

Têm-se três tipos de seqüenciação: A parafrástica ocorre com procedimentos de recorrência de termos, de estruturas sintáticas, de conteúdo semânticos (paráfrase), de recursos fonológicos segmentais ou supra-segmentais e de tempo e aspecto verbal. A seqüenciação frástica se faz compreender através de procedimentos de manutenção temática e de progressão temática (tema e rema). E a seqüenciação por conexão ou conexão interfrástica, em que se pode distinguir os conectores do tipo lógico e os do tipo discursivo.

Os conectores do tipo lógico apontam a relação que o locutor estabelece entre o conteúdo de duas proposições, resultantes de um ato de fala único. Os conectores do tipo discursivo são responsáveis pela estruturação de enunciados, por meio de encadeamentos sucessivos, sendo cada enunciado resultante de um ato de fala diferente.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos