A CONSTRUÇÃO DO LEITOR
NO JORNALISMO ESPANHOL
UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE E/LE

Cristina Vergnano Junger (UERJ)
Greice da Silva Castela
(UFRJ)
Viviane Mendonça de Menezes
(SME/RJ)

 A presente investigação foi orientada para responder as seguintes questões: a) como está caracterizado o leitor da versão on-line de um jornal eletrônico e b) considerando os conceitos de descontextualização e de leitura como enunciação, que discussões poderiam ser motivadas a partir da proposta de utilização de um jornal eletrônico como material autêntico nas aulas de E/LE. A fim de desenvolvê-la, selecionamos a versão eletrônica do jornal espanhol El Mundo, de 13/04/2004, como base para a atividade que permitiria a coleta dos dados para nosso corpus. Ao ser convertido em um objeto didático, a fonte perde a autenticidade original em termos de objetivos de leitura devido à descontextualização.  Nossos sujeitos informantes para a leitura on-line e off-line foram alunos de E/LE de oitava série de uma escola do Município do Rio de Janeiro.

Nesta comunicação, nos propomos a: a) divulgar os resultados da análise do questionário de sondagem e como isso influenciou na escolha dos sujeitos e na atividade de leitura, b) contrapor a leitura dos alunos com a nossa visão sobre os textos escolhidos, considerando que temos um aporte teórico desconhecido pelos alunos e que foi deles a seleção dos textos, e c) confrontar a leitura on-line com a leitura off-line, discutindo os resultados desta pesquisa e sua relevância para questões do ensino de compreensão leitora em E/LE.

Para a investigação se adotaram como base teórica os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa e estudos sobre linguagem eletrônica, Internet e ensino.

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