A FISIOTERAPIA NUMA VISÃO FILOLÓGICA
TERMOS TÉCNICOS E SIGLAS

Edmea Souto de Lima (USS)

Este trabalho tem como objetivo mostrar que a comunicação é sem dúvida, a expressão universal entre os seres humanos. Como tal cada grupo lança mão de expressões que lhes são peculiares dando a este grupo uma característica de individualismo.

A Fisioterapia, como outras profissões, carece de um manual que contenha termos técnicos e siglas mais utilizados nas áreas de atuação, e que lhes atribua significados científicos para serem aplicados em sua prática cotidiana.

A idéia desta pesquisa nasceu devido à inexistência de uma obra que apresentasse também um estudo filológico detalhado e que contemplasse os profissionais diante das dificuldades encontradas em entender os termos apresentados nas diversas literaturas específicas da Fisioterapia.

Com esta pesquisa, espera-se contribuir para que os acadêmicos, os profissionais da fisioterapia, e mesmo, outros profissionais da área de saúde tenham um entendimento preciso sobre os termos mais comuns utilizando um linguajar técnico: nos hospitais, nos serviços ambulatoriais, nos consultórios, e em palestras etc.

O presente estudo baseia-se numa coleta de dados bibliográficos de caráter metanalítico e de campo, com finalidade descritiva, etimológica, filológica e normativa. A fase subseqüente destinou-se à análise de todos os dados colhidos, durante a realização da pesquisa bibliográfica e de campo, em que foram organizados, catalogados de acordo com a terminologia adequada e correta.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos