A FORMAÇÃO DO LEITOR EM QUESTÃO
A BUSCA DA LEITURA NA DANÇA

José Ricardo da Silva Ramos (UFF)

Este trabalho buscará discutir as possibilidades da expressão corporal na formação do leitor na escola. Sendo assim, tratará da importância do corpo mediando a aquisição da leitura por meio da dança. Entretanto, por que essa proposta é interessante para as diferentes instâncias educacionais que procuram despertar o gosto pela leitura? A partir da participação em um curso de formação do leitor e da leitura de diferentes textos sugeridos pelo curso, ainda pelo estudo e registro das idéias nele suscitadas, buscou-se compreender as relações que os autores estabeleceram para a criação do gosto pela leitura e do papel fundamental daquele que deve mediar o livro ou o objeto a ser lido. Os textos falavam acerca de como deve ser prazerosa a leitura, de como deve ser importante despertar o gosto de ler, comentavam as boas lembranças da leitura, o que a leitura neles suscitava, que a leitura não deve ser imposta e que existem diferentes meios de orientar a leitura, como por intermédio do computador, da pintura, da poesia e das artes. Assumindo uma perspectiva que é a linguagem como ação, visa-se, neste trabalho, levantar algumas reflexões sobre o que significa compreender a leitura como expressão corporal - uma linha de pesquisa que busca interlocutores para construir caminhos pedagógicos comprometidos com a teoria e a prática na formação de leitores. No contexto dessa perspectiva, analisar-se-ão diferentes modos de entender a leitura na escola como instrumento, necessidade, gosto, exercício ou mera atividade curricular.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos