A HISTÓRIA DOS IRMÃOS SAURA, LUNA E ALMODÓVAR

Regina Duarte Viana (FAETEC)

O presente projeto teve como fundamentação teórica a questão interdisciplinar a partir de Angela Kleiman (2001), partindo de atividades leitoras e da vivência de algumas estratégias de leitura: skimming, scanning, inferência, conhecimento prévio, desejando atar a língua espanhola às disciplinas de filosofia, artes plásticas, geografia, literatura e história e trabalhar o cinema espanhol com alunos do ensino médio surgiu a partir da necessidade de buscar novos caminhos para conectar o prazer de estudar a língua espanhola a questões de busca da construção da identidade dos jovens, de um povo, do ser.

As atividades propostas ao redor dos três diretores espanhóis surgiram a partir do filme Esquilache, de Fernando Trueba, exibido em uma visita dos alunos ao Instituto Cervantes da cidade. Atividades de pré-compreensão, de compreensão oral após assistir um filme de cada diretor (Carne Trêmula, Tango e A Teta e a Lua) e uma proposta de construção de um texto enlaçando alguns personagens de cada filme, resultaram positivamente em relação ao desenvolvimento oral e escrito dos grupos de estudantes, não somente na língua espanhola porém em outras disciplinas já mencionadas.

...........................................................................................................................................................

Copyright © Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos